LOUD & CLEAR

As Maiores Conclusões do Relatório Anual de Economia Musical do Spotify

No Spotify, acreditamos que os artistas merecem clareza no que diz respeito à economia do streaming de música – é por isso que publicamos dados que mostram o nosso impacto na indústria todos os anos. Essas informações estão no Loud & Clear, nosso relatório para artistas e profissionais da indústria que detalha a economia global do streaming, as partes envolvidas e os processos.

Hoje, divulgamos informações e dados novos e atualizados de Loud & Clear, incluindo números de 2023 que mostram progressos adicionais significativos em direção a uma indústria musical mais diversa e equilibrada. O panorama geral? O streaming continuou a criar mais espaço para mais artistas alcançarem o sucesso, demonstrando uma mudança real em todo o negócio.

Os dados mais recentes mostram que a indústria está menos concentrada do que nunca, com mais artistas tendo protagonismo e capacidade de viver da sua arte. No ano passado, o Spotify registrou o maior pagamento anual à indústria da música. E, pela primeira vez, o catálogo de artistas independentes e artistas assinados com gravadoras independentes representou cerca de metade do que toda a indústria gerou no Spotify em 2023.

Aqui estão os destaques do nosso relatório anual de economia da música.

Pagamentos recordes do Spotify

Esses pagamentos resultaram em receitas e crescimento recordes para os detentores de direitos em nome de artistas e compositores.

Mais dinheiro em todos os níveis

Os royalties do Spotify estão impulsionando a carreira de artistas em todos os estágios. E esses números representam apenas a receita gerada pelo Spotify. É provável que os artistas tenham gerado 4x essa receita de fontes de música registradas em geral, além da receita adicional com ingressos para shows e produtos.

Um ano recorde para artistas independentes

Na verdade, esse é o valor mais alto que artistas independentes já geraram em um único varejista em um ano e representa um aumento de 4x desde 2017.

Os milionários inesperados

Na era do streaming, os charts não são grandes o suficiente para mostrar todos os artistas que estão fazendo sucesso. O gosto dos fãs é mais diversificado e um conjunto de royalties maior significa mais receita para uma gama mais ampla de artistas.

Crescimento na carreira artística

As carreiras não apenas começam no Spotify, elas crescem no Spotify. Continuamos comprometidos em ajudar artistas emergentes e profissionais a viverem de seu trabalho, ano após ano.

Para saber mais sobre nossos principais resultados, bem como o contexto da indústria em geral, relatórios adicionais e FAQs, acesse Loud & Clear.